Amilton Ferreira, Ator, Produtor e Agitador Cultural



Amilton Ferreira, é um ator, produtor e agitador cultural que luta por mais cultura no “outro lado” do Tietê, na Zona Norte de São Paulo, região separada do resto da capital pelo rio Tietê.

Nascido em Lages – Santa Catarina, veio para São Paulo ainda criança, aos pueris 12 anos de idade.

Começou a se interessar por ser ator ainda na adolescência, aos 15 anos, onde assistindo a novela Sangue do meu Sangue, se inspirou na nossa grande atriz Fernanda Montenegro e decidiu ali, seguir a carreira de ator e foi atrás de seu sonho...
Entrou em 3 escolas que prometiam trabalho, porém não conseguiu nada, e foi então que conheceu um grupo de teatro, com o qual começou a atuar fazendo peças infantis e desde então, não parou mais.

Sua estréia profissional nos palcos foi em 1977, ainda bem jovem (aos 17 anos), no teatro Bienal em SP, com a peça "O último Carro".

Depois disso, atuou em mais 25 espetáculos teatrais, e atualmente também produz programas para televisão.

Suas últimas apresentações teatrais foram: "Poeta do Cotidiano" e o espetáculo infantil "Conto Que Te Quero" ambas exibidas em 2019. 
Na televisão, criou a "Turminha do Trololó" - um grupo de 
personagens infantis, que também realiza apresentações artísticas em festas e eventos. 
Está com projeto de realização de um novo programa infantil de TV, além de revistas em quadrinhos e animação, com seus personagens da "Turminha do Trololó". 
Multitarefas, ainda interpreta o personagem  "O Vagabundo" de Charles Chaplin, animando festas e eventos variados.

Morador da Vila Maria - Zona Norte de SP, desde que chegou em São Paulo, começou a observar o bairro e viu que apesar da existência de alguns pontos de cultura - com centros de exposições como o Anhembi, o Expo Center Norte, as escolas de Samba e o próprio Sambódromo -  o povo sempre procurava por outras opções e variações culturais durante o ano inteiro, em vários locais, tal era a carência de mais variedade e qualidade cultural.

Então começou a fazer divulgação de eventos e artistas da região, fomentando a cultura em todas as suas vertentes.

Hoje coordena, entre outras atividades, um mapeamento dos técnicos e artistas espalhados pelos bairros de toda Zona Norte, além de identificar os espaços culturais das imediações.

É um dos criadores do "Agito Cultural Zona Norte", que teve 2 Edições (2013 e 2014), sendo que o último promoveu mais de 200 atrações pela região, em um único fim de semana.
Tem planos para 2020 e 2021, pretendendo realizar a 3ª edição deste evento, que já provou seu sucesso nas edições anteriores. 

Outra iniciativa é o projeto "Portal de Talentos", que consiste em descobrir novos talentos artísticos, e a frente de cultura da Rede Social Zona Norte (a qual coordena), vinculada ao SEBRAE - um espaço virtual para mais de 300 interessados em elaborar e implementar projetos na região.

Muito humanitário, sofre junto com outros artistas sobre as dificuldades financeiras e se preocupa com os grupos que não conseguem captar patrocínio por meio de leis de incentivo, e queixa-se da maneira como o poder público encara os artistas.

"Infelizmente, os artistas não são valorizados como deveriam e muitas vezes querem que seus trabalhos sejam feitos gratuitamente. Esquecem que todos tem despesas como qualquer outra pessoa fora da classe" - Diz Amilton.

Contudo, mesmo com as adversidades, sente-se realizado com todas as peças que fez e faz, está sempre em busca de novas experiências e novos projetos, pois tudo que fez valeu a pena!

Ele nos deixa a grande mensagem:

“Seja sempre otimista, entregue-se ao que te impulsiona e nunca desista de seus sonhos!”

E deixo aqui essa pequena homenagem ao nosso querido Amilton Ferreira, o nosso Agitador Cultural!

Gratidão!
Adriana Oliveiras 
MTB: 83.153 SP
@adrianaoliveiras1

Contato:
Amilton Ferreira
Telefone: 011 93096-5010 VIVO/Whatsapp
Instagram: @agitadorculturalsp






Daniel de Paula, Amilton Ferreira e Adriana Oliveiras


Baile de Máscaras 


Personagem Charles Chaplin










 
Turminha do Trololó


Trabalhos na Zona Norte


Algumas de suas premiações



Comentários

  1. Parabéns!!!! Muito bom termos pessoas como o sr.Amilton,pensando em nossas cultura

    ResponderExcluir
  2. Eu sou suspeita em falar do meu grande amigo Amilton. Disse amigo! Empatico, intelifente, esforçado e muito talentoso. Me identifiquei mais e mais, quando ao terminar o projeto para entregue ao Instituto Center Norte ele me contou sua historia de como correu atrás de seu sonhos. Amilton é impar e o desejo do meu coração é que ele cresça mais e mais. Que delicia conhece-lo. Parabéns Amilton, vc me inspira.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Amilton Ferreira.
    Amigo querido e artista talentoso! 😍

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo!
Gostou da matéria?
Tem dúvidas, críticas ou elogios?
Deixe seu comentário que assim que possível responderei!
Gratidão!
Adriana Oliveiras