Artistas plásticos de Caraguá expõem ‘A Grande Maloca’ em São José dos Campos - S.P.



Os artistas plásticos do grupo Ubuntu Caraguá – Ceramista, estão com a mostra ‘A Grande Maloca’ que faz parte da exposição ‘Origens Nativos’, em exibição no novo espaço de arte, Origem Cultural, em São José dos Campos – S.P.

A exposição é gratuita e pode ser visitada de segunda a sexta-feira em horário comercial, das 9:00hs às 17:00hs, até o dia 31 de julho de 2018.

Fazem parte do Grupo Ubuntu os artistas plásticos Carlo Cury, Claudia Canova, Lu Chiata, Rita Engi, Marilis Burattini e Zandoná.

Itinerante desde 2015, a mostra tem o intuito de homenagear 305 etnias indígenas brasileiras e conta com 32 máscaras, nove objetos e uma fotografia que estão dispostos de forma circular, no chão e pendurados, dando a impressão de se estarem dentro de uma grande oca.

Com o objetivo de resgatar os saberes e apresentar ao público elementos, ora em extinção, ora em ressignificação, a exposição conta com peças em modelagem cuidadosa e coloração com o uso do engobe, um tipo de óxido, como alguns dos recursos utilizados para gerar no público a percepção de estar em contato direto com as diversas culturas do Brasil.

Os trabalhos apresentados, nesta jornada pelo universo dos índios brasileiros, permitem que a cultura nacional mantenha sua riqueza e a difunda das mais variadas maneiras.

Durante a exibição também há venda de artesanatos confeccionados pelos próprios índios, com parte do valor revertido para suas tribos.


Exposição “A Grande Maloca” – Grupo Ubuntu Caraguá
Duração: De 20 de Junho até 31 de Julho de 2018
Horários de visitação: Das 9:00hs às 17:00hs de segunda a sexta-feira
Local: Rua Jorge Barbosa Moreira, 58, Vila Ema – São José dos Campos – S.P.
Entrada gratuita
Informações: (012) 3917-9845 

Comentários