Tatuagens: Arte a flor da pele!


Sabe aquele símbolo que tem um grande significado e valor para nós?
Aquela pessoa amada, de grande estima em nossa vida, filhos, ídolos, animais, nomes, palavras, frases e tudo o mais que diz respeito a o que nos é particularmente muito importante e especial?

Muitas pessoas expressam esse grande amor por elas, fazendo uma tatuagem, eternizando e selando esse apreço em sua própria pele.
Não são simplesmente desenhos para quem as faz, mas algo eternizado e marcado para sempre em sua própria cutis.
Outros porém, já não tem a sorte de poder fazer essa escolha, pois são marcados assim como os animais em seus criadouros.

Muito usadas em rituais, identificação de grupos sociais, marcação de prisioneiros, ornamentação, camuflagem e algumas são verdadeiras obras de arte, sendo seu visual tão realístico e belo!
É para alguns, amada, odiada, polêmica, tradicional, contemporânea, modista... 
    
Porém ela já vem de muitos séculos marcando a pele de muitas gerações.
Existem muitas provas arqueológicas que afirmam que foram feitas no Egito entre 4000 e 2000 A.C e também por nativos da Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia (Maori), que tatuavam-se em rituais ligados a religião.

O termo tatuagem, em francês tatouage , em inglês tattoo, tem sua origem em línguas Polinésias (Taitiano) na palavra tatau e presume-se que todos os povos circunvizinhos ao Oceano Pacífico possuíam a tradição de tatuar-se além das dos Mares do Sul.

Foi proibida pela Igreja Católica na Idade Média, vista como prática demoníaca, pois caracterizava vandalismo ao próprio corpo.

Existem as temporárias feitas com Henna que é o nome árabe de uma árvore de nome científico Lawsonia Inemis, cuja finalidade e uso medicinal é diminuir a temperatura do corpo humano, porém com o seu uso os árabes perceberam que suas peles ficavam tingidas por um bom tempo e então começaram a usá-la para enfeitar os corpos com lindos desenhos. A Henna possui um componente que ao contato com o ar se oxida e atua como colorante.
Seu uso no Oriente Médio é denominado Mehendi, sendo muito utilizado em dias de festas ou simplesmente por adorno e em países como Marrocos, Mauritânia, Egito e Sudão, é comum que as noivas enfeitem seu corpo com Henna, tradição do velho uso nos desertos, sendo feitos desenhos nos pés e nas mãos. 

As definitivas ou permanentes são feitas com tintas especiais, que são pigmentos obtidos através de misturas entre componentes minerais e diluentes.
Há também os pigmentos vendidos em pó que são manipulados pelo próprio tatuador.
Elas são responsáveis por todo o processo de um trabalho bem sucedido e de qualidade, pois as de má qualidade ou com o excesso de metais na pigmentação podem ser prejudiciais à pele de quem as recebe, podendo causar alergias, feridas e até infecções.
O pigmento mais inócuo é o preto, por ser feito (normalmente) à base de carvão de origem mineral ou vegetal, portanto, quimicamente muito estável.

Até pouco tempo atrás, sempre foi feita de maneira manual, sendo suas agulhas feitas com bambus, ossos e espinhos entre outros artefatos.
A partir da criação da máquina elétrica, vieram as agulhas de aço. 
As máquinas elétricas servem para o auxílio na confecção da tattoo e são compostas de uma ponteira de aço inox cirúrgico e/ou descartáveis.As agulhas são descartáveis e nunca devem ser reutilizadas, mesmo que na própria pessoa. 

No Brasil, a técnica com máquina elétrica é muito recente, surgiu em meados dos anos 60 na cidade portuária de Santos, introduzida pelo dinamarquês "Knud Harld Likke Gregersen" também conhecido como Lucky Tattoo, que teve sua loja nas proximidades do cais, onde na época era a zona de boemia e prostituição da cidade de Santos. 
Para se obter um resultado satisfatório, alguns fatores devem ser levados em conta, como o ajuste da máquina, a força e a frequência de sua vibração, a qualidade das tintas (as importadas são as melhores), tipo de pele e o local do corpo escolhido, procedimento de como foi executado o desenho, padrões de soldagem (textura e espessura das agulhas), cor da pele (pode alterar o tom das cores) e o último e principal fator de todos, a escolha de um ótimo profissional, ele é o responsável pela maior parte dos itens listados acima e seu talento irá determinar a qualidade do desenho propriamente dito, pois sem esse talento, por mais que se use materiais de primeira linha, o resultado poderá ser decepcionante.

Logo após sua confecção devemos tomar alguns cuidados para o processo de cicatrização da pele, sendo eles o uso de plástico filme, para que a pele possa cicatrizar e não grudar em roupas, lençóis, etc..., uma boa assepsia e não esfregar a pele com buchas e  não tomar Sol na área trabalhada.
Atualmente, com toda a divulgação na mídia, todas as pessoas tem acesso a informações sobre elas, com idéias, desenhos ilustrativos, desde os mais clássicos até mesmo os mais bizarros e isso atinge todas as pessoas em um nível mundial, principalmente com a nossa tão essencial internet, que hoje se encontra acessível a quase todos.
Entretanto mesmo com toda essa modernidade, muitas pessoas ainda sofrem discriminações, como outrora, porém mesmo assim as tatuagens ganham mais espaço e mais adeptos que fazem questão de deixarem sua marca pessoal em suas peles.

E para finalizar essa matéria tão empolgante e polêmica, deixo a indicação de um excelente profissional do ramo.

O artista Wlademir Barcellos (WLA Aerotattoo) de Araras - SP, faz um magnífico trabalho com tatuagens e afins, e tem seus trabalhos expostos na mídia.
Atende em Araras - S.P.  e em SBC - S.P.

 Wlademir Barcellos
Instagran Wla_tattoo
Telefones: (019) 99927-0011 VIVO/Whatsapp
E-mail: waerotattoo@gmail.com

Tatuagens, arte vitalícia eternizada na mais profunda camada do nosso ser!
Adriana Oliveiras 
MTB: 83.153 SP
@adrianaoliveiras1

Veja alguns de seus excelentes trabalhos aqui:


Wlademir Barcellos

























Comentários