Aerografia, a arte das ruas

  

Não há quem nunca tenha visto e admirado uma bela pintura feita em muros da nossa cidade, painéis, cenografias, escolas ou estabelecimentos comerciais, como também belos desenhos feitos em capacetes, motos, carros, grandes painéis de propagandas e por aí afora. 

Algumas pinturas são tão perfeitas que até se passam por banners ou fotos ampliadas por quem olha rapidamente, pois as mãos dos profissionais estão cada vez mais aptas para a perfeição de seus trabalhos.

Sua contribuição para o embelezamento das ruas das cidades cosmopolitas é notória e cada vez mais presente, pois muros, fachadas e portas de estabelecimentos comerciais e residências privadas, viram verdadeiras e gigantes telas, proporcionando exposições a céu aberto em diversos pontos da cidade. Seu colorido habitual, contrasta diretamente com o visual sóbrio de cidades como São Paulo (entre outras), proporcionando muito mais alegria e bem-estar, ingredientes fundamentais no combate ao estresse.

Essa arte hoje é muita valorizada pelo mundo, e existem galerias que expõem esses trabalhos que são comparados a pinturas feitas com pincel e atualmente seu reconhecimento e remuneração são bem significativos. 

A Aerografia foi se difundindo lentamente, pois muitos artistas, mais tradicionais e conservadores, a achavam muito “mecânica”, devido à utilização do aerógrafo e não de um pincel tradicional, por exemplo.

Ela foi fundamental para retoques fotográficos, mas com a computação gráfica atual, seu valor foi notório no campo das artes onde os artistas podem expandir sua criatividade em diversos tipos de superfícies.

Alguns grafiteiros também trabalham com o aerógrafo e isso lhes dá maiores possibilidades de expansão e detalhismo em seus trabalhos. 

Pesquisando sobre o assunto que é super interessante e instigante achei um pouco de sua história, a qual segue abaixo:

A Aerografia é uma técnica de pintura e ilustração. Por ser uma técnica de difícil execução, que depende tanto do artista quanto da qualidade dos equipamentos para aplicá-la, exige grande preparo do profissional ou estudante de arte. Os resultados, porém, costumam compensar a dificuldade por se revelarem muito belos. Utiliza-se, nessa técnica, um instrumento chamado aerógrafo (airbrush em inglês), conectado a um compressor de ar. Executa-se pinturas através da pressão do ar, criando jatos de tintas. Estudiosos da arte dizem que o conceito de aerografia surgiu na Pré- História, quando homens da caverna atiravam pigmentos (tinta) através de tubos derivados de osso de animais. O moderno aerógrafo foi inventado em maio de 1878, pelo americano Abner Peeler. Três anos mais tarde, em 1881, Peeler vendeu os direitos de sua invenção para Liberty Walkup por US$ 700 (setecentos dólares). Em 1883 surgiu a Rockford Air Brush Company, fundada por Walkup para fabricar o primeiro aerógrafo e comercializá-lo ao mundo.
                                                  
E para ilustrar essa arte, deixo aqui a indicação de um excelente artista do ramo.
O artista Fernando Pow, de Osasco – SP, tem seus trabalhos na mídia, ministra cursos, e faz aerografia em painéis para diversas ocasiões em paredes, outdoor e telas. 
Atende todo Brasil.  
Fernando Pow
Instagram: @fernando.pow
Tels.: (011) 98334-7545 TIM/Whatsaspp

Aerografia, uma arte cada dia mais presente em nossas ruas, surpreende e enche os olhos, encanta nossa alma e se aloja em nossos corações!
Adriana Oliveiras 
MTB: 83.153 SP
@adrianaoliveiras1

Veja alguns de seus trabalhos aqui:  


Fernando Pow


Trabalhos


















                                                                                                  

Comentários

  1. Matéria sobre a história da técnica de Aerografia e sua crescente importância artística na atualidade, onde um pouco de meus trabalhos é mencionado, feita pela jornalista, apresentadora e artista Adriana Oliveiras. Parabéns pela qualidade da matéria e obrigado por apresentar um pouco do meu trabalho de forma tão fluida e agradável. Muito feliz por fazer parte dessa publicação e ver a maneira com que a técnica que amo e pratico foi abordada.

    ResponderExcluir
  2. Eu agradeço por poder mostrar e divulgar seu trabalho que é lindo e perfeito! Muito sucesso! Gratidão!

    ResponderExcluir
  3. Adriana sempre maravilhosa,Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Maravilhosos trabalhos, parabéns ao Fernando, por sua linda arte e parabéns à Adriana, pela reportagem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo!
Gostou da matéria?
Tem dúvidas, críticas ou elogios?
Deixe seu comentário que assim que possível responderei!
Gratidão!
Adriana Oliveiras