Assemblage, obras com imensa criatividade


O termo nasceu em 1953, criado por Jean Dubuffet (1901-1985) e refere-se  a trabalhos com colagens que podem ser de qualquer tipo de material.

Assemblage é um termo Francês que significa Mistura.
Na arte é uma mistura de elementos que em conjunto, compõem uma ideia.

Esse trabalho rompe qualquer tipo de fronteira entre a arte e nossa rotina, o que já acontecia no “dadaísmo”, sobretudo por ready-made de Marcel Duchamp (1887-1968), grande ícone da técnica e que promoveu a mesma pelo mundo e pelas obras de Merz (1919) e de Kurt Schwitters (1887-1948).

Os objetos colados produzem um conjunto sem perder o sentido original, tornando as obras únicas e originais. Essas obras vão além das colagens, e a “estética da acumulação” abre uma nova oportunidade e técnica para a arte, ampliando assim os horizontes e a gama de técnicas para qualquer artista.

Pablo Picasso (1881-1973) e Georges Buaque (1882-1967), usavam esse procedimento (século XX) ao qual chamava-se Cubismo.
Utilizavam em suas obras elementos da realidade como pedaços de jornais, papéis variados, tecidos, madeiras, objetos, etc... e com isso o artista sentia-se livre em questão de espaço em sua obra.

Dubuffet, utilizava muito Texturologias, usando cores e materiais diversos, e logo caminhou para a técnica de assemblages incorporando novos materiais  não convencionais nas telas, como areia, gesso, asas de Borboletas, resíduos industriais, etc...

Outros artistas como Alberto Burri  (1915) na Itália explorava seus trabalhos soldando, costurando e colando sacos, madeiras, papéis queimados, paus, latas e plásticos.

Antoni Tápies (1923) na Espanha, utilizava-se de cimento, argila, pó de mármore, materiais de refugo (restos de papel, barbante e tecidos), partes de móveis velhos, etc...

Desde então foram surgindo outros artistas com outros tipos de materiais a serem colados em suas obras.

Esta é uma obra em que as peças e objetos são infinitamente variados e cabe a cada artista usar e abusar de sua imaginação para compor suas obras.
Ela é aplicada muito além das telas, expandindo-se a qualquer tipo de superfície e objetos, desde os mais inusitados e bizarros.

Em relação aos materiais a serem colados, o infinito também se encontra, e para se ter uma vasta ideia deles, temos palha em geral, pedras, minerais, sementes, adesivos, retalhos de tecidos, penas de aves, dentes de animais, pedaços de árvores, peças em cerâmica, miçangas, conchas, etc...

E para ilustrar essa arte, deixo a indicação de uma excelente artista do ramo.
A artista Joferraz de São Paulo- SP, comercializa suas obras e tem seus trabalhos na mídia em TVs e Revistas.

Joferraz
E-mail: joferrazartesvisuais@gmail.com    
Tel.: (011) 99222-6509 Claro/Whatsapp

Hoje em dia, acredito que assemblage se encontre em vários trabalhos cotidianos de nossas vidas e que colocado em prática por todos nós, poderíamos fazer um bem muito grande para o Planeta, reciclando objetos diversos e com isso diminuindo o lixo e transformando-os em pura arte!

Adriana Oliveiras 
MTB: 83.153 SP
@adrianaoliveiras1

Veja alguns de seus trabalhos aqui:


Joferraz




















Comentários