Cabaças – Mil e uma utilidades!



Cabaça ou porongo é a designação comum dos frutos de plantas da família das cucurbitáceas, e a uma da família das bignoniáceas. As plantas são chamadas de cabaceira, porongueiro e cabaceiro.

Em formato de pera, esse magnífico fruto, tem várias utilidades, sendo totalmente aproveitado, desde as sementes até a casca.

Seu formato diferente e original nos faz imaginar muitos objetos, alguns de formas já conhecidas.
Sua origem não se sabe ao certo, há quem considere a cabaça original da Ásia e África.

No Brasil, os índios já utilizavam a polpa da cabaça para comer e a casca, depois de tratada, para transportar água, tintas e sementes. As tribos personalizavam cabaças com traços específicos de cada uma, representando sua etnia e transformavam as mesmas em bolsas, chocalhos e até brinquedos para as crianças.

Também são utilizadas em diferentes celebrações populares, como por exemplo: na dança da cuia, em Abaetetuba, e nos festejos do Çairé, em Santarém, no Pará, no Bumba-meu-Boi e no Reisado de Caretas, no Maranhão (nos bonecos dos artesãos), nos Mamulengos de Pernambuco e do Ceará, entre outros.

É um amplificador acústico em instrumentos musicais, como o berimbau, chocalho, afochê, maracá, sequerê ou xequerê, abê e malimba.

Também serve como vasilha, moringa, cisterna, porta-objetos, brinquedos, cuia de Chimarrão, mas com a introdução do plástico, deixou de ser utilizada como recipiente e passou a ser aproveitada para outras finalidades, como utilidades da música e decoração, e também uma ótima matéria prima para artesanato.

No caso do artesanato, os artesãos tem uma infinidade de opções para confeccionarem as mais variadas peças, entre elas:  pinguins, joaninhas, abelhas, galinhas, porquinhos, vacas, sapos, porta trecos, porta papel higiênico, bonecas, mobiles, São Francisco, freira, porta colher de pau, peso de porta, imãs, porta chaves, e por aí afora...

E para ilustrar essas obras prontas, deixo a indicação de uma excelente representante do uso deste material, onde as transforma em verdadeiras obras de arte, ajudando a manter viva nossa cultura.

A artesã Marcia Motta de Curitiba-PR, comercializa seus trabalhos enviando para todo o Brasil e exterior.

Márcia Motta
E-mail: marciamotta67@outlook.com

A Natureza nos fornece todas as ferramentas para que possamos ser felizes, transformar seus frutos em arte, exercitando nossa criatividade, coordenação motora, além de termos com isso uma excelente terapia!

Adriana Oliveiras 
MTB: 83.153 SP
@adrianaoliveiras1

Veja alguns de seus trabalhos aqui:


Márcia Motta













Comentários