Pinturas especiais feitas com a boca e os pés

 

Pintar uma tela com maestria, requer muito estudo, tempo, dedicação, paciência, força de vontade, criatividade e disciplina.

Com todos esses requisitos muitos de nós (pessoas fisicamente sadias e perfeitas), já desistiríamos mesmo antes de começar, então agora imagine criar pinturas maravilhosas feitas com a boca ou os pés?

É exatamente desses artistas e suas obras que quero falar, pois são exemplos a serem seguidos, e não somente no campo das artes!

Eles são excepcionais, pois além de todos aqueles requisitos escritos anteriormente, tem um fator que conta muito, que é a superação de limitações, e o fato de acreditar em seu potencial artístico e saber que a determinação da fé é base de tudo!

Muitas pessoas deficientes se entregam às suas limitações e fazem dela uma forma de caridade, por vezes chegando a se acomodar com essa situação, porém há o outro lado da moeda, que são esses resilientes e magníficos pintores que fazem de suas limitações algo que os motiva a buscar novos horizontes, serem valorizados como pessoas e artistas, sendo que suas artes não são vistas nem comercializadas como caridade, mas sim como um belo e criativo trabalho!

Pensando no lado emocional, físico, financeiro e na auto-estima, Erich Stegmann, um deficiente sem mãos, vivenciando todos esses problemas, criou uma associação fundada em 1956 em Liechtenstein, no centro europeu, a Associação dos Pintores com a Boca e os Pés, onde todos os artistas são incentivados e motivados a ter uma vida independente mesmo sem o uso das mãos.

A venda dos produtos gera recursos para todos os membros associados e, além disso, também garante a eles uma renda vitalícia, mesmo que fiquem incapacitados de continuar com a arte.

São produzidos por estes artistas: Cartões, calendários, telas e outros...

Por mais de 60 anos, esta associação ajuda seus membros (sócios) a ter um trabalho com os mesmos requisitos de um artista convencional, sendo que inclusive, muitos competem na área estética e comercial.

Trata-se de uma entidade internacional e única, sendo gerenciada e administrada sob a supervisão de seus membros, todos artistas que não possuem os movimentos das mãos.

São mais de 700 artistas, em mais de 72 países, e na associação não há nenhuma discriminação entre nacionalidade, raça ou crença.

Atualmente, há 53 pintores no Brasil, e estão sempre a procura por novos estudantes e membros.

A associação não é uma entidade filantrópica e sim uma cooperativa onde há trabalho, capitação de renda, valorização dos artistas, propiciando que muitos participem de eventos, exposições, vernissages nacionais e internacionais.

Sendo uma cooperativa, o termo “caridade” fica totalmente descartado, dando total valor e auto-estima ao profissionalismo da arte de todos os membros, que apresentam trabalhos lindos e perfeitos!

Para quem quiser conhecer, saber sobre eventos e comprar os trabalhos desses maravilhosos artistas, deixo aqui o contato da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés, que fica em São Paulo – S.P.

Tel: (011) 5053-5100   

Fax: (011) 5051-0797


Pintar com a boca e os pés, além de uma superação, nos inspira e ensina que podemos fazer verdadeiros milagres em nossas vidas, basta apenas acreditarmos em nosso potencial!

Adriana Oliveiras 
MTB: 83.153 SP
@adrianaoliveiras1

Veja também as fotos dos trabalhos logo abaixo.

Minha homenagem aos Pintores da APBP












Suas artes












Comentários

  1. Parabéns Adriana pela matéria.
    Você tem que ser melhor em tudo; porque defeito físico nos dá mais coragem para mostrarmos que somos capazes; basta acreditar em vc. e não ficar como coitadinho querendo que alguém tenha pena de você. Você é capaz vc pode é só ter força de vontade, cada um tem dentro de si algo maravilhoso para colocar pra fora.Digo isso por experiência própria. Parabéns à todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada querida pelo lindo e motivador comentário!
      Você também é um grande exemplo de superação!
      Sou sua fã!
      Beijos e sucesso!

      Excluir
  2. Cheguei a algum tempo comprar o calendário,mas devido problemas financeiros acabei desistindo. São trabalhos lindos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal!
      Comprando você ajuda e faz uma boa ação!
      Beijos.

      Excluir
  3. muito obrigada querida, a matéria está excelente, parabéns, gde bj

    ResponderExcluir
  4. Eu que agradeço por tudo minha linda!
    Parabéns e muito sucesso sempre!
    Beijos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo!
Gostou da matéria?
Tem dúvidas, críticas ou elogios?
Deixe seu comentário que assim que possível responderei!
Gratidão!
Adriana Oliveiras