Repujado ou Latonagem, verdadeiros ícones de pura arte!



Repujado é uma técnica muito antiga originária da Europa, derivante dos ícones (imagens religiosas pintadas na madeira) que eram expostas aos fiéis que acendiam velas muito próximas as imagens, e com isso a fumaça manchava as pinturas. 

Com esse fato os próprios fiéis tiveram a ideia de cobrir as imagens com placas de metais, que a principio eram confeccionadas com ouro e prata e continham relevos que mostravam as dobras dos mantos, coroas e adornos, sendo que a pintura original ficava somente nos rostos, mãos e pés. 

Com isso as molduras começaram a virar verdadeiras obras de arte e a técnica começou a surgir e com ela muitos artesãos. 

No começo a técnica recebeu o nome de “Riza”. 
Os Russo americanos a chamavam de “Oklad” e mais adiante veio o nome que ficou conhecido internacionalmente como ”Repujado” que significa: Repujar(do lat. "repulsare"). 

Trabalhar uma chapa metálica com instrumentos, fazendo com que o desenho fique em relevo. 

Também se aplica ao trabalho feito em outros materiais como o couro.

No Brasil também é conhecido como “Latonagem” e erroneamente “Prata Boliviana” que na verdade o que se chama prata é a pátina que deixa a cor de prata envelhecida na peça.  

Na França é “Repousse”, nos Estados Unidos “Embossing metal” ou Repujado mesmo. Os Celtas e Etruscos foram os primeiros a fazerem intercâmbios comerciais e bronze repujado (700-500 A.C). Também os Egípcios, Astecas, Maias, Celtas, Fenícios, Gregos e Romanos já faziam suas próprias técnicas usando os metais com fins artísticos.

Essas técnicas foram evoluindo e as peças começaram a ter valores incalculáveis. Atualmente é muito comum os arqueólogos encontrarem coroas adornadas com lâminas em metal precioso, como também utensílios e objetos destinados a cultos, além de mascaras. A dinastia “Tang” no Oriente Médio usava ouro e prata trabalhados com relevo para adornar pentes para cabelo e outros objetos.

A técnica antigamente era muito elaborada e variada, ficando muito popular na Europa. 
Foi utilizada por muitos anos e depois foi esquecida. Voltou no século XX na Europa (onde nasceu) e na França começou toda indústria ao redor da Técnica, contudo os ícones não eram mais confeccionados e a arte começou a ser feita em objetos de decoração. Criou força na Espanha e México e se expandiu para o mundo, principalmente em vários países latinos e Europeus. Atualmente o Repujado é feito em metais variados como ouro, prata, estanho, cobre, bronze e alumínio. É aplicado em vários objetos como quadros, bandejas, caixas, bijuterias, garrafas, copos, espelhos, molduras, castiçais e muitos outros que viram peças com alto requinte e beleza.

E para ilustrar essa arte, deixo aqui a indicação de uma excelente artista do ramo. 
A artista Mary Marcondes, de Campinas – SP, tem seus trabalhos na mídia (TV e revistas), faz workshops, comercializa os produtos, ministra aulas e vende para todo o Brasil.

 Mary Marcondes
E-mail: marizilda1@gmail.com
Sites: www.marymarcondes.blogspot.com
www.repujadomarymarcondes.blogspot.com
Telefones: (019) 3327-2725 / (019) 98126-8969  TIM/Whatsapp

Depois de finalizadas, as peças transformam-se em verdadeiras obras de pura arte, sofisticação e beleza, onde cada uma nos faz relembrar dos ícones de cada artista!

Adriana Oliveiras 
MTB: 83.153 SP
@adrianaoliveiras1

 Veja alguns de seus trabalhos aqui

Mary Marcondes


Adriana Oliveiras e Mary Marcondes


Programa A Vida é uma Arte


Trabalhos











Comentários

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo!
Gostou da matéria?
Tem dúvidas, críticas ou elogios?
Deixe seu comentário que assim que possível responderei!
Gratidão!
Adriana Oliveiras