Exposição “Squatters” por Ilca Barcellos no RJ


O termo "Squatt" significa o ato de ocupar espaços sem uso por pessoas que não tem moradia - " Squatters" (posseiros) - e que os utilizam para manifestações artísticas. 

A artista Ilca Barcellos faz exatamente isso: apropria-se do espaço da Sala Nobre do Centro Cultural dos Correios com suas famosas esculturas "SQUATTERS" - dezenas de seres fictícios, em cerâmica e espuma expansiva, integrados a um ecossistema representado por uma flora natural e rodeados por colagens digitais com a mesma temática (três delas expostas na Bienal Internacional de Curitiba de 2017), que orbitam como novos moradores do espaço natural, organismos pulsantes. 

Os seres naturais e ficcionais se aproximam, pela forma, pelas cores e/ou pela textura e parecem conviver em uma simbiose perfeita, porque a natureza é assim: bela, espontânea, imprevisível e que prende o espectador nas suas dualidades - no diálogo entre a vida e a sua alusão, pela organicidade e pela coexistência no habitat natural e entre arte e ciência, natural e artificial. 

Como os "Squatters" de Ilca Barcellos (expostos na Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba deste ano), que se "apossam" dos nossos sentidos, tornando-os parte dessa ocupação sensorial. 

Ilca Barcellos é de Pelotas/RS, mas vive e trabalha em Florianópolis/SC. 
Artista visual, graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestre em Biologia Vegetal pela Universite Pierre et Marie Curie, Paris VI, combina materiais e natureza para expressar seu duplo talento. 

A curadoria é da Tartaglia Arte que, desde 1950, transmite uma mensagem cultural e artística apaixonada, acessível e devotada. 

São exposições temporárias ou permanentes, com artistas novatos ou famosos, em várias partes do mundo, mas tudo com a assinatura de Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez, o que confere um atestado de credibilidade e sensibilidade criativa. 

SERVIÇO
 Squatters artista Ilca Barcellos 
Curadores: Ricardo Tartaglia e Regina Nobrez 
Dias: de 13 de Maio a 28 de Junho de 2020
Local: Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro
Endereço: Rua Visconde de Itaborai, 20 centro RJ 
Entrada franca




Comentários