Paraisópolis capacita 240 socorristas e cria 60 Bases de Emergência de Atendimento Pré-Hospitalar


As bases serão espalhadas nas seis microrregiões da comunidade, e serão a força auxiliar para o Corpo de Bombeiros.

Na próxima quarta-feira (06\05\2020), às 8hs na Arena Palmerinha, Paraisópolis realizará a formatura de  240 socorristas que farão parte da Primeira Brigada de Emergência de Primeiros Socorros da comunidade.  

A formação acontece em parceria com a União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis, o G10 das Favelas, o Grupo Bombeiro Caetano (GBC) e a Associação Bombeiro Mirim Juvenil Voluntário (BMJV), que cedeu as Bolsas de Estudos. 

A segunda maior comunidade de São Paulo, Paraisópolis é dividida em seis microrregiões: Centro, Grotão, Grotinho, Brejo, Prédios e Antonico e cada região terá 10 equipes, formando as 60 bases compostas de brigadistas equipados com pranchas longas, kits de primeiros socorros, modelo cipa, e equipamentos de proteção individual (EPI´s) e além disso, a comunidade irá contratar 12 bombeiros civis, que irão auxiliar os moradores nas bases. 

Os recursos para a compra dos equipamentos e para manter os profissionais estão sendo levantados por meio de uma campanha de financiamento coletivo.

Para Gilson Rodrigues, coordenador nacional do G10 das Favelas e líder comunitário em Paraisópolis, a iniciativa é uma resposta à falta de atendimento do SAMU, que inclusive teve um posto desativado na região. 

“Em Paraisópolis, o SAMU dificilmente chega e a situação ficou pior depois que a base que atendia a região fechou”.

A Primeira Brigada de Emergência de Primeiros Socorros de Paraisópolis é um projeto piloto implantado semelhante ao Resgate do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo,  sob a Coordenação Geral  do veterano  Roberto José Arantes Caetano, Tenente do Corpo de Bombeiros, fundador do Projeto Bombeiro Caetano  e Agente Multiplicador do Projeto Resgate, desde 1989, sendo um dos 40 Bombeiros Instrutores do Atendimento Pré-Hospitalar do Corpo de Bombeiros do estado. 

“A nossa Equipe de Brigada de Emergência é uma força auxiliar do Corpo de Bombeiros e dependendo da complexidade da emergência, será acionado o serviço 193 e ficaremos no local prestando o primeiro atendimento de suporte básico da vida”, afirma Caetano.

A iniciativa tem como objetivo prestar os Primeiros Socorros, respeitando os Protocolos de Emergência Vigente no País, Protocolos internacionais da American Heart Association e Emergency First Response, CA.

O projeto das brigadas de socorristas irá  formar novas turmas nas comunidades do Brasil que compõem a rede do G10 das Favelas.

Sobre a UMCP

Fundada em 1983, a União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis (UMCP) atua na defesa dos interesses da comunidade e na promoção de iniciativas voltadas à melhora das condições de vida das pessoas que residem no local. 

Por meio de programas de alfabetização, qualificação profissional, inclusão digital, projetos culturais, de esporte e lazer, acesso a emprego, saúde e habitação, a entidade trabalha diretamente na promoção de oportunidades para o desenvolvimento socioeconômico de jovens e adultos.


Sobre o G10 das Favelas 

O G10 das Favelas é um bloco de Líderes e Empreendedores de Impacto Social das Favelas que, assim como os países ricos (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido) do G-7, uniu forças em prol do desenvolvimento econômico e protagonismo das Comunidades, visando o desenvolvimento econômico e social dessas áreas urbanas.

SERVIÇO 

Brigadistas de Paraisópolis
Local: Arena Palmeirinha
Endereço: Rua Melchior Giola, s\n (Em frente à Escola EMEF Paulo Freire)
Horário: 08hs

Paraisópolis - Projeto das brigadas de socorristas


FRANCISCA RODRIGUES


Foto: Caio Caciporé



Comentários