Duo Fanfarrão leva educação musical a crianças e educadores

 

Projeto, que utiliza ritmos variados como forma de iniciação na linguagem musical para os pequenos, capacitará professores de escolas públicas

Desenvolver a fala e a psicomotricidade em crianças de zero a 12 anos através do canto e do ritmo. Esses são alguns dos objetivos do Projeto Duo Fanfarrão, que promoverá, a partir do dia 3 de março, atividades online para crianças e professores da rede pública de ensino. A proposta é de exibir espetáculos interativos com ritmos variados, como samba, baião, coco e maracatu, entre outros, estimulando a curiosidade e criatividade das crianças. Tudo isso regado a muito bom humor.

 Criado em 2015, pelos músicos Álvaro Di zevedo e Santiago Galdino, o Duo Fanfarrão promoverá oficinas on-line para professores no dia 3 de março, a partir das 18h. Já os espetáculos educativos para crianças acontecerão nos dias 6 e 7, a partir das 16h. Todas as transmissões serão pelo Canal da Espiral Soluções no YouTube.

O nome Duo Fanfarrão foi inspirado pela lembrança das bandas de fanfarras, compostas de sopro e percussão. O projeto ganhou corpo com a produção da Espiral Soluções Socioculturais e foi contemplado, com o Prêmio Fomento a Todas às Artes, através da Prefeitura do Rio com a Lei Federal Emergencial Aldir Blanc. O financiamento criou a oportunidade para atingir um público maior, mesmo durante a pandemia e o isolamento social.

“A palavra “fanfarrão” traz o contexto de alegria, festejo, espontaneidade, dando um tom cômico ao duo”. Diz Álvaro Di Azevedo, que é músico tubista, arranjador, compositor e professor.

 Veja fotos em: https://bit.ly/3uqGSOW

 Música descontrai e promove desenvolvimento

O formato das apresentações foi pensado para atrair a atenção das crianças e estimular a participação. As músicas e os instrumentos serão apresentados no decorrer da narração de uma história, envolvendo os pequenos e fazendo com que exercitem a fala e o corpo. Ao fim dos espetáculos, o objetivo é construir o aprendizado tanto com as histórias quanto com os sons.

“O canto da melodia e a marcação de ritmo, estimulam desenvolvimento da fala, enquanto o gestual do bater palmas e da percussão corporal colaboram para a psicomotricidade, muito importante para todos os públicos e em especial na primeira infância”, conta Santiago Galdino. “Bater palmas e percussão corporal são formas de conhecimento dos sons e podem construir e desenvolver um senso organizacional de ritmo, compasso e valores de duração de som”, completa.

 Projeto pode ter novas edições

Como forma de prevenção ao COVID-19, todos os participantes das lives passaram por testes e utilizaram máscaras e equipamentos de proteção. Ingrid Reis, CEO da Espiral Soluções Socioculturais, é a gestora e produtora geral do projeto. A empresa abraçou o projeto e foi a responsável pela inclusão do Duo Fanfarrão na Lei Aldir Blanc. Ingrid conta que a Lei favoreceu muitos profissionais:

 “Os eventos on-line vieram para ficar e já demostraram o aumento da área de abrangência, com outros territórios e até países. O formato híbrido é uma tendência mundial e a Espiral Soluções Socioculturais vem desenhando alguns projetos com esse novo normal”, explica. “O Duo Fanfarrão como proposta de Musicalização Infantil é um exemplo. O projeto está aprovado na Lei Federal de Cultura, antiga Rouanet, e na Lei do ISS do Rio de Janeiro. A possibilidade de realizá-lo pela Lei Aldir Blanc, nos traz a oportunidade de criar esse piloto, estudar formas de replicá-lo e criar novas edições”, afirma.

                 Serviço:                 

Oficinas do Duo Fanfarrão

Dia: 03/03, às 18h: Oficina para educadores

Dia: 6 e 7/03, às 16h: Espetáculos-oficina para crianças (zero a 12 anos)

Transmissões pelo Canal do Duo Fanfarrão no Canal da Espiral Soluções no YouTube

 Ficha Técnica: 

Direção de Produção Geral: Espiral Soluções Socioculturais

Produção Executiva e Artística: Ingrid Reis

Diretor Musical e Músico: Álvaro Di Azevedo (sopros)

Músico: Santiago Galdino (cordas e percussão)

Ilustração: Carva Estúdio

Fotografia: Sabrina Mesquita

Assessoria de Imprensa: Márcia Miranda - Simbiose Conteúdo

Consultoria e Mídias Sociais: Ivam Cruz

 






Comentários