Exposição Acessível Imagens da Alma de Valdir da Silva (Fotógrafo cego)

Retomada Cultural do Quiosque da Cultura, com exposição acessível de Valdir da Silva

Há quase um ano e sete meses, em virtude da Pandemia Covid-19, o Quiosque da Cultura suspendia suas atividades culturais. Esse espaço referencial, tão importante para a Arte e a Cultura do município e pelo qual a comunidade tem grande apreço, fechou suas portas por tempo indeterminado e até então, ninguém imaginava o quanto seria distante a retomada das ações culturais, que se fazem pelo encontro, pelo contato e pelo convívio, exatamente o que nos foi tolhido pelo distanciamento social. Realmente, a classe artística foi uma das mais abaladas pela Pandemia, já que foi uma das primeiras a ser atingida e uma das últimas a retornar às atividades. Mas enfim, retornamos! E com chave-de-ouro reabrimos as portas do Quiosque da Cultura com a simbólica exposição Imagens da Alma, de Valdir da Silva.

A Pandemia pode ter nos tirado instantes únicos de encontro, conversas e histórias compartilhadas, empregos, saúde física e emocional, e o mais irreparável de tudo: amigos, familiares e pessoas que mesmo sem conhecermos, sentimos a dor da perda. Com tantos momentos difíceis, a reabertura do espaço cultural com a exposição fotográfica acessível de Valdir da Silva, Fotógrafo Cego, tem grande valor simbólico, já que assim como ocorreu com outros artistas durante a Pandemia, Valdir teve de se reinventar ao longo da vida.

Pode parecer inadequado usar a expressão adjetiva “Fotógrafo Cego”, ao invés do termo “Fotógrafo com Deficiência Visual”. Porém, é com orgulho que o próprio artista assim se autodenomina, já que a paixão pela Fotografia nasceu somente após sua perda visual, aos vinte e quatro anos de idade. Valdir se reconhece como “Fotógrafo Cego”, já que quando não lhe foi possível ver o mundo como antes, encontrou na Fotografia a possibilidade de se reinventar e uma nova forma de enxergar a vida (não de forma literal ou reduzido ao que os olhos podem ver), por meio da sensibilidade, o calor de um momento, a descrição de um instante e as histórias contadas por quem ele fotografa. Valdir não se limita pela deficiência, e ao contrário, ressignifica o sentido da palavra “olhar”, onde todas suas fotografias carregam consigo “Imagens da Alma”.

Seguindo os devidos protocolos de atendimento em virtude da Pandemia, convidamos a comunidade a participar da abertura oficial da exposição “Imagens da Alma”, que será no dia 9 de setembro, às 18h30min, quando o Fotógrafo estará presente para receber o público. A mostra segue até dia 03 de novembro, de segunda a sexta-feira, com entrada gratuita no Quiosque da Cultura (Praça Leonel da Moura Brizola, s/nº). Realizada pela Prefeitura Municipal de Gravataí, por meio da SMCEL (Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer), a exposição acessível conta com vídeo legendado e imagens com recursos de audiodescrição via Qrcode.

Texto: Mari Velleda - Técnica Superior em Artes Visuais

SERVIÇO

Exposição Acessível Imagens da Alma

Valdir da Silva - Fotógrafo cego

Curadoria: Jorginho (ColetiveArts)

Abertura: 09 de setembro às 18h30min

Visitação: 10 de setembro a 03 de novembro de 2021 (seg - sex, das 9h às 18h)

Local: Quiosque da Cultura (Praça Leonel de Moura Brizola, s/nº)

Conforme Decreto municipal vigente, todos os protocolos sanitários para enfrentamento da Pandemia serão observados.




 


Comentários