Sesc São Paulo na Virada Cultural 2022 traz diversas atividades para as crianças nos dias 28 e 29 de Maio

 

Dentre as opções estão contação de histórias, espetáculos circenses, oficinas criativas e lúdicas, exibição de filmes, shows musicais, distribuídas entre as 15 unidades do Sesc na capital

O Sesc São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, realizará em 15 unidades na capital uma série de atividades que integram a programação da Virada Cultural 2022. Entre as 17h do dia 28/05 (sábado) e as 18h de 29/05, o Sesc na Virada Cultural ocorre nas unidades 24 de Maio, Avenida Paulista, Belenzinho, Bom Retiro, Campo Limpo, CineSesc, Consolação, Interlagos, Ipiranga, Itaquera, Pinheiros, Pompeia, Santana, Santo Amaro e Vila Mariana.

As famílias poderão optar entre contação de histórias, espetáculos circenses, oficinas criativas e lúdicas, exibição de filmes, shows musicais, entre outras atividades.

Dentre os destaques, estão a contação Histórias para (re)encontrar (Sesc 24 de Maio), o espetáculo Cadê os peixinhos do mar? Bora brincar de puxar rede? (Sesc Avenida Paulista), a mostra do renomado grupo Parlapatões (Sesc Belenzinho), a contação Tapete de Histórias: Vozes Negras (Sesc Bom Retiro), a exibição dos filmes Turma da Mônica – Lições (Sesc Campo Limpo) e Família Addams 2: Pé na Estrada (Cinesesc), o show Roda de Cantoria (Sesc Consolação), o espetáculo Galápagos de Darwin (Sesc Interlagos), o show Mágica Close-Up (Sesc Ipiranga), a oficina Desenhos sonoros (Sesc Itaquera), o show da Orquestra Modesta (Sesc Pinheiros), a oficina Bacias encapadas e brinquedos afetivos (Sesc Pompeia), o espetáculo A cruzada dos corações puros (ou quem inventou a guerra?) (Sesc Santana), o espetáculo de música infantil Trupe Trupé (Sesc Santo Amaro) e a intervenção artística Cumbia Calavera (Sesc Vila Mariana). Todas as atividades são gratuitas.

A retirada antecipada de ingressos é necessária para as apresentações que ocorrem nos espaços fechados do Sesc, respeitando as capacidades de cada local. Os ingressos devem ser retirados de maneira on-line pelo site e app do Sesc SP, a partir das 12h do dia 28 de maio. Já a retirada presencial será feita nas bilheterias das unidades do Sesc a partir das 16h do dia 28 de maio. 

Outras informações podem ser obtidas diretamente em www.sescsp.org.br/sescnavirada.

SESC NA VIRADA CULTURAL – PROGRAMAÇÃO INFANTIL

Programação completa em www.sescsp.org.br/sescnavirada

Sesc 24 de Maio

Endereço: R: 24 de Maio, 109 - Metrô República (400m), Metrô Anhangabaú (500m), Metrô São Bento (650m) e Terminal Bandeira (750m) 
Tel.: (11) 3350-6300

Literatura

Histórias para (re)encontrar - com Lili Flor & Paulo Pixu

A dupla Lili Flor & Paulo Pixu interpretará histórias como A tartaruga sonhadora, Olhos de quem vê, A descoberta do caçador e Bom, mas nem tanto!

Onde: Espaço de Tecnologias e Artes
 Censura: Livre
 Atividades para crianças
Dia: 29, Domingo, às 15h


Sesc Avenida Paulista

Endereço: Avenida Paulista, 119 - Metrô Brigadeiro (250m), Metrô Paraíso (750m)
Tel.: (11) 3170-0800

Dança

Cadê os peixinhos do mar? Bora brincar de puxar rede? - com Umbuzeiro Arte e Cultura

Cadê os Peixinhos do Mar? Bora brincar de puxar rede? é uma brincadeira para toda a família, uma experimentação lúdica sobre o elemento água, a partir dos estímulos físicos e sonoros da Puxada de Rede, da Capoeira e do Samba de Roda. Um convite divertido a um primeiro contato com essas manifestações da cultura popular afro-brasileira, ao fortalecimento de vínculos e ao desenvolvimento da consciência e das habilidades físicas, cognitivas e sensoriais.

Onde: 3º andar
Censura: Livre
 Atividade para crianças
Dias: 28, Sábado, às 18h30 e 29, Domingo, às 16h30
Retirada de ingressos na rede Sesc


Sesc Belenzinho

Endereço: R: Padre Adelino, 1000 - Metrô Belém (550m), CPTM Tatuapé (1400m)
Tel.: (11) 2076-9700

Circo

O Bricabraque - Mostra Parlapatões

Bricabraque é um vendedor atrapalhado, que confunde o que narra com o que está acontecendo. Ele vende tudo. Em geral, coisas muito antigas: relógios de sol, bules astecas, vitrolas, enfim, o que aparecer na sua frente ele passa nos cobres. A única velharia que não vende de jeito nenhum é um anel que ganhou de sua mãe, antes dela morrer. Ele se envolve em uma série de confusões por causa de uma pulga chamada Gala. Apesar de muito atrevida e irreverente, ela demonstra gostar muito de Bricabraque que sempre a recusa. Gala não é uma pulga qualquer, pois, além de falar, tem uma força descomunal. A raiva que Bricabraque nutre pelo pequeno e incômodo inseto desaparece quando ela consegue para ambos um emprego em um Circo.

Onde: Teatro 
Censura: Livre
Dia: 29, Domingo, às 18h
Retirada de ingressos na rede Sesc


Sesc Bom Retiro

Endereço: Al. Nothmann, 185 - Metrô Luz (1.500m), CPTM Júlio Prestes (500m), Terminal Princesa Isabel (750m)
Tel.: (11) 3332-3600

Literatura

Tapete de Histórias: Vozes Negras - Literatura Infantil - com Cia. Alcina da Palavra

A mediação de leitura acontece em um tapete ilustrado com adinkras (conjunto de ideogramas que tem como objetivo valorizar e preservar o legado e as tradições africanas), instrumentos de percussão, jogo de inventar histórias com figuras que remetem a cultura afro-brasileira, livros e como esses elementos podem contar nossas histórias. A Mediação de Leitura e o bate papo sobre as autoras e autores negros vão permear os momentos para ensinar e aprender.

Onde: Biblioteca 
Censura: Livre
Dia: 29, Domingo, às 11h30


Sesc Campo Limpo

Endereço: R: Nossa Senhora do Bom Conselho, 120 - Metrô Campo Limpo (500 m), Metrô Vila das Belezas (1600m), Terminal Capelinha 1200m
Tel.: (11) 5510-2700

Cinema e Vídeo

Turma da Mônica - Lições

Dir.: Daniel Rezende | Brasil | 2021 | 97 min.

Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão se esquecem de fazer o dever de casa e fogem da escola. Mas nem tudo sai como o esperado, e os pais de Mônica decidem mudá-la de colégio. Mesmo fazendo novos amigos, a turminha sente saudade de estar sempre junta.

Onde: Tenda de Convivência 
Censura: Livre 
Atividade para crianças
Dia: 29, Domingo, às 11h


CINESESC

Endereço: R: Augusta, 2075 - Metrô Consolação (450m)
Tel.: (11) 3087-0500

Sesc Digital – On Demand - Disponíveis 24h [a partir de 28, Sábado, às 17h]

Cinema e Vídeo

Família Addams 2: Pé na Estrada

Greg Tiernan | Conrad Vernon | EUA | 93 min | Animação | 2021

Perturbados que seus filhos estão crescendo rápido e fazendo coisas que não faziam, Morticia e Gomez, decidem colocar a família inteira no trailer assustador para uma miserável viajem de férias. Percorrendo os EUA inteiro, a família Addams encontra primos distantes e novos amigos. O que poderia dar errado?

Onde: Sala de exibição 
Censura: Livre
Dia: 29, Domingo, às 14h


Sesc Consolação

Endereço: R: Doutor Vila Nova, 245 – Metrô Higienópolis-Mackenzie (600m), Metrô República (900m), Metrô Santa Cecília (1000m), Terminal Amaral Gurgel (850m)
Tel.:(11) 3234-3000

Música

Roda de Cantoria - com A.Girar

Música, memória, chegada e acolhimento são palavras que mobilizam esta vivência. Será realizada uma celebração às cantigas da Cultura Popular Brasileira, com a experiência de contato prático com as brincadeiras e cantigas do Brasil. O imaginário é convocado a passear pelos cantos do Brasil: natureza, lua, terra, águas doces e salgadas, areia e sol, por meio de cacuriás, contos, cirandas e versos.

Onde: Praça Rotary 
Censura: Livre
Dia: 28, Sábado, às 17h


Sesc Interlagos

Endereço: Av. Manoel Alves Soares, 1100 - CPTM Primavera Interlagos (1300m)
Tel.: (11) 5662-9500

Circo

Galápagos de Darwin - Circo Patellino

Dois marinheiros, únicos seres humanos nascidos nas Ilhas Galápagos, apresentam características evolucionistas e recepcionam o público a navegar por toda a exposição Darwin, o original. Eles se tornam dois cômicos marinheiros do HMS Beagle, caracterizados com figurino da marinha inglesa, com sua proximidade à época do século XIX. As performances acontecem em forma de interação com os visitantes de forma cômica em dois grandes momentos da exposição: sobre a origem das espécies e a descendência ou origem do homem.

Onde: Hall de Exposições 
Censura: Livre
Dia: 29, Domingo, às 10h e 14h


Sesc Ipiranga

Endereço: R: Bom Pastor, 822 - Metrô Sacomã (2200m), CPTM Ipiranga (2000m), Terminal Vila Prudente (2800m)
Tel.: (11) 3340-2000

Circo

Mágica Close-Up

Os mágicos se apresentam para pequenos grupos utilizando objetos como cartas, envelopes, elásticos, bolas, copos e moedas. Em cena, o mágico surpreende, assombra, encanta e segue para um próximo grupo.

Onde: Local Convivência
Censura: Livre 
Atividade para crianças
Dia: 29, Domingo, às 14h
 

Sesc Itaquera

Endereço: Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 - Metrô Itaquera (7200m), Terminal São Mateus (5200m)
Tel.: (11) 2523-9200

Artes Visuais

Desenhos sonoros - Com Coletivo Projeto Lince

Os participantes poderão criar desenhos sonoros com o Drawdio, um lápis musical que, conectado a uma caixa de som, usa o grafite como condutor elétrico e a energia do nosso próprio corpo para criar sons divertidos e inusitados.

Onde: Espaço de Tecnologias e Artes
Censura: Livre
Dia: 29, Domingo, às 15h
 

Sesc Pinheiros

Endereço: R: Paes Leme, 195 - Metrô Faria Lima (500m), CPTM Pinheiros (800m)
Tel.: (11) 3095-9400

Teatro

Canções para pequenos ouvidos II - Com Orquestra Modesta

Canções Para Pequenos Ouvidos II apresenta novas músicas da Orquestra Modesta, fazendo uma viagem por diversos ritmos do Brasil e do mundo. Temas importantes como a diversidade, diálogo e respeito às diferenças estão presentes nas letras das canções, que são conduzidas com leveza e humor pelo maestro Sandoval e sua orquestra de palhaços.

Onde: Auditório (3º andar)
Censura: Livre
Dia: 28, Sábado, 17h
Retirada de ingressos na rede Sesc


Sesc Pompeia

Endereço: R: Clélia, 93 - Metrô Barra Funda (2000m), CPTM Água Branca (800m), CPTM Barra Funda (2000m), Terminal Lapa (2100m), Parada Barra Funda (2000m)
Tel.: (11) 3871-7700

Bacias encapadas e brinquedos afetivos - com Coletivo Pé de Brincadeira

Em diálogo com o tema da Semana Mundial do Brincar, as propostas do Coletivo Pé de Brincadeira se inspiram nos processos manuais têxteis para criar ambientes lúdicos nos quais o fiar é o ponto de partida. Com bacias "encapadas" com crochê, a ideia é que bebês e crianças pequenas experimentem o potencial lúdico do objeto durante o livre brincar.

Onde: Espaço de Brincar
Dia: 29, Domingo, às 11h


Sesc Santana

Endereço: Av. Luiz Dumont Villares, 579 - Metrô Jardim São Paulo Ayrton Senna (850m), Metrô Parada Inglesa (1200m), Parada Santana (1700m)
Tel.: (11) 2971-8700

Teatro

A cruzada dos corações puros (ou quem inventou a guerra?) - com Cia Variante

Indicada como Melhor Espetáculo Infanto-Juvenil de 2019, a Cia. Variante se inspira no poema “A Cruzada das Crianças” de Bertolt Brecht, que conta a história de crianças em situação de guerra. Na peça, a companhia faz um paralelo com a Guerra atual da Síria e a II Guerra Mundial com as guerras diárias do nosso país tendo como foco as crianças como vítimas de um Estado genocida.

Onde: Deck de Entrada
Censura: Livre
 Atividade para crianças
Dia: 29, Domingo, às 14h


Sesc Santo Amaro

Endereço: R: Amador Bueno, 505 - Metrô Largo Treze (400m), CPTM Santo Amaro (850m), Terminal Santo Amaro (400m)
Tel.: (11) 5541-4000

Música

Trupe Trupé

Um espetáculo de música infantil, genuinamente brasileiro, para toda família. A Trupe Trupé apresenta um repertório regado de brincadeiras, interação, diversão e poesia. Oferecer arte e cultura com inteligência e respeito à infância, tendo a música como fio condutor de um espetáculo repleto de música, dança, bonecos e brincadeiras, ao som de ritmos como Frevo, Forró, Maracatu, Marchinha e Boi.

Onde: Praça Coberta
Censura: Livre
Dia: 29, Domingo, às 16h


Sesc Vila Mariana

Endereço: R: Pelotas, 141 - Metrô Ana Rosa (750m), Metrô Paraíso (1000m)
Tel.: (11) 5080-3000

Música

Cumbia Calavera

Na Virada Cultural, a Cumbia Calavera ocupará a praça do Sesc Vila Mariana com melodias e elementos rítmicos da Cumbia Chicha, música andina (Bolívia, Chile e Peru) e iconografia da Fiesta de los Muertos (México). Além de cumbias clássicas, também estão no repertório musicais e intervenções cênicas.

Onde: Praça Externa
Censura: Livre
Dia: 29, Domingo, às 16h


Sesc na Virada Cultural: www.sescsp.org.br/sescnavirada

 

Comentários