Carreta do eMuseu do Esporte chega a João Neiva (ES) e fica até 30 de outubro de 2022

 

De forma gratuita, visitantes poderão experimentar os simuladores esportivos no interior da carreta e ainda se divertirem com atividades culturais e educativas ao ar livre

Já se mostrando um sucesso desde o primeiro dia em João Neiva (ES), a carreta do eMuseu do Esporte levou pessoas de todas as idades a conhecerem práticas esportivas, como: canoagem, snowboard, tênis de mesa, arco e flecha e badminton; como foi o caso das aposentadas Leonilda Alves (61) e Albina Pessoti (74), que se revezavam entre os simuladores de canoagem e arco e flecha. “Lembrei do tempo que andava de barco com o meu marido. Não esperava que a que a canoagem fosse tão boa.  As pessoas precisam conhecer", garante Albina e ‘Nunca tinha praticado canoagem ou  arco e flecha", conta Leonilda.

 

Aberta ao público de 10h às 17h, no Centro Comunitário, na Avenida Negri Orestes S/N, Centro, a carreta tem como proposta levar de maneira interativa e educacional, um pouco da história do esporte nacional pelas cidades por onde passa e criar uma experiência única aos visitantes, como conta a administradora  do Instituto  Presevarte, Ana Carmem Casara que mesmo perdendo a partida de vôlei de mesa, se disse maravilhada com a iniciativa “Valeu muito a pena, mesmo perdendo o jogo, foi incrível.  O importante mesmo foi conhecer tudo que o eMuseu tem", afirma.

 

Oferecendo atividades esportivas amadoras, clínicas com atletas e ex-atletas, oficinas com cartilhas educativas de modalidades, com lançamento inédito das versões do tênis de mesa e do tênis, e criação de material esportivo com reciclagem, enfatizando a sustentabilidade, a carreta do eMuseu do Esporte está realizando um circuito por municípios de Minas Gerais e Espírito Santo, já tendo passado por Conselheiro Pena, Resplendor e Aimorés, em Minas Gerais, além de Baixo Guandu e Colatina, no Espírito Santo, totalizando mais de 30 mil  atendimentos.

 

Acompanhando seus alunos, a pedagoga Shirleme  Salles  destacou a importância do eMuseu  para o futuro dos jovens, "Eles estão tendo acesso a esportes que não conheciam, além de uma experiência que vamos levar para a sala de aula" comentou.

 

Enquanto parte do público experimentava a sensação de cada simulador, na abertura da carreta em João Neiva, alunos do PresevArte fizeram uma apresentação com músicas clássicas e brasileiras e alegraram a todo público.

 

A carreta itinerante é uma iniciativa da Gama Desenvolvimento e Treinamento, incubada na UERJ, com patrocínio da Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. A carreta faz parte do eMuseu do Esporte (www.emuseudoesporte.com.br), plataforma digital para a preservação da

história do esporte brasileiro, de forma interativa e dinâmica. Depois de João Neiva, a carreta parte rumo a Ibiraçu.

 

“A carreta e suas atividades são totalmente acessíveis a deficientes visual, auditivo ou físico. Temos audiodescrição das atividades e os monitores são capacitados para esse atendimento. O esporte deve ser promovido de forma inclusiva e um projeto como esse não podia ser diferente. Na nova sociedade, em rede e tecnologia, integrar o virtual e a realidade é desafiador para profissionais de diversas áreas de atuação. Incorporando experiências virtuais às práticas reais se chega a melhores resultados na difusão e recepção de informação, gestão e, principalmente, como plataforma pedagógica, entre outras áreas. Além disso, todas as pessoas podem criar suas próprias coleções gratuitas no portal do eMuseu do Esporte”, explica Bianca Pena idealizadora do eMuseu.

 

Como legado, em cada município visitado, a equipe do eMuseu do Esporte capacita professores, forma monitores para atendimento em eventos, gerando novas oportunidades profissionais para moradores locais. Entre os parceiros dessa iniciativa estão as prefeituras que a recebem, o Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Comitê Brasileiro do Esporte Master (CBEM), Museu Internacional do Esporte, Desporto Militar, Vasco da Gama, Coritiba, Grêmio, Fortaleza, Juventude, dentre outros.

 

eMuseu do Esporte - O eMuseu do Esporte é um projeto inédito no mundo e seu conteúdo pode ser conhecido, de forma itinerante, na carreta totalmente adaptada. No seu interior estão disponíveis simuladores e vídeos, na união do esporte e tecnologia, permitindo ao público de todas as idades, incluindo pessoas com deficiência, se aventurar na prática virtual de esportes ou, se preferir, simplesmente aprender por meio do acervo histórico sobre as maiores conquistas do esporte nacional. O eMuseu virtual já registra mais de 1 milhão em alcance de pessoas, sendo referência até mesmo na Grécia, berço dos jogos olímpicos.

 

O eMuseu do Esporte foi criado com o objetivo de celebrar a memória do esporte brasileiro e seu legado, em um formato inédito e colaborativo. Já possui 24 ambientes diferentes, 13 galerias virtuais e 11 exposições e, pelas cidades que visita, busca a interação com a história local, o incentivo à prática esportiva e à inclusão. A ideia de sua criação nasceu após os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, com o objetivo de se tornar um hub virtual para engajar atletas, entidades esportivas, museus e torcedores em torno da preservação da memória esportiva, combinando tecnologias digitais.

 

A partir daí, em 2018, foi dado início às exposições virtuais e, atualmente,

são 21 ambientes virtuais disponíveis no portal do www.emuseu.com.br nas versões português e inglês, divididos entre exposições e galerias 3D.

 

Confira o calendário da carreta nas próximas cidades:

Ibiraçu - ES: 03/11 a 6/11

Aracruz - ES: 10/11 a 13/11







Comentários