3ª edição do projeto 'No Bixiga tem Leitura' com a Cia A Hora da História

Cia A Hora da História ocupa o Bixiga com muita literatura. Foto: Marcelo Kahn

O bairro do Bixiga se transforma em um ponto de encontro de contação de histórias e leitura entre os dias 19 de março e 18 de junho de 2023, sempre aos domingos. É quando ocorre a 3ª edição do projeto No Bixiga tem Leitura, uma iniciativa da Cia A Hora da História, dirigido pelas atrizes e contadoras de histórias Camila Cassis e Natália Grisi. Para aproveitar tudo, basta se dirigir à Rua Maria José, no trecho que fica entre os números 256 e 503 (entre a Rua Conselheiro Carrão e a Rua Fortaleza).

Fique atento: a programação começa às 11h, quando acontecem contações de histórias e conversas com autores e/ou artistas. Entre 12h e 15h, o acervo literário fica disponível para o público e há mediação de leitura (confira a programação completa abaixo).

No dia 19 de março, às 12h, está previsto um bate-papo com as criadoras da Cia A Hora da História, Natália e Camila, que contam sobre sua trajetória e curiosidades a respeito da profissão de contador de histórias.

O evento é gratuito e dedicado ao público das mais variadas idades. “Nós orientamos os contadores convidados a levar um apanhado de histórias e, conforme o fluxo de público, decidir qual funciona melhor para aquele grupo específico. Mas a ideia é que todas instiguem variadas faixas etárias. A mesma coisa se aplica à nossa seleção de livros”, explica Camila Cassis, da Cia A Hora da História.

Conheça vários mundos mágicos

A programação do evento está bastante diversa. A Cia a Hora da História apresenta nove de seus trabalhos. Espere por narrativas de escritoras e escritores brasileiros, como Ruth Rocha, Ignácio de Loyola Brandão, Ricardo Azevedo e Monteiro Lobato; por uma delicada homenagem ao poeta José Paulo Paes; e até por um dia dedicado a afastar o mau-humor.

Artistas convidados agitam ainda mais esses domingos. Dinah Feldman apresenta novos significados para o que não tinha “saber” em “Histórias de ‘por quês’”. Já em “Histórias ao som da rabeca”, Adriana Napoli mescla música e palavra para refletir sobre esperança e sonhos da cantora Thais Sanches.
Ana Luísa Lacombe dá vida a dois contos de seu livro "Fadas, Bruxas e Aventureiras", escrito em parceria com Penélope Martins e ilustrado por Vicente Mendonça.

As edições anteriores do No Bixiga tem Leitura ocupavam a Praça Dom Orione, tradicional reduto cultural da região, com suas feirinhas, rodas de samba e shows. Agora, o projeto se estabelece em outro ponto do bairro e quer se aproximar ainda mais da vizinhança.

Todos os domingos, a Rua Maria José é utilizada para a prática de atividades de lazer, esporte e cultura. A via fica interditada para carros, o que contribui para uma São Paulo mais acolhedora e 
pensando nisso, a Cia A Hora da História decidiu mudar o evento de lugar e endossar esse movimento de democratização da cidade. A rua ainda tem uma característica muito especial: ela concentra muitas casas tombadas pelo patrimônio histórico.

E esse espaço acolhedor dialoga com a proposta do No Bixiga tem Leitura. Para além de difundir a literatura, a iniciativa busca resgatar a linguagem oral, possibilitar o contato com diferentes contadores de histórias e autores, resgatar a cultura popular brasileira e valorizar os espaços públicos.

“Queremos aproveitar essa característica pluricultural do bairro para nos conectar a cada vez mais pessoas, tanto moradores quanto um público de outros locais. Nossa ideia é estimular encontros bastante diversos em um espaço que é de todos”, conta Natália Grisi, da Cia A Hora da História.

Conheça a Cia A Hora da História Idealizada por Camila Cassis e Natália Grisi, A Hora da História é um núcleo artístico que desenvolve trabalhos ligados à literatura, artes cênicas e música, e mais recentemente, ao audiovisual. Desde 2001, foram produzidos diversos repertórios de contação de histórias, espetáculos teatrais, intervenções poético-musicais e oficinas arte-educativas.

Foram mais de 4.000 atividades integrando a programação de festivais de contação de histórias, eventos literários, encontros de artes, centros culturais e projetos governamentais de incentivo à cultura, dentre muitos outros. A companhia conta com diversos projetos de incentivo à leitura e artes cênicas realizados através de prêmios e leis como: PROAC Direto, PROAC LAB, PROAC Expresso, Prêmio Zé Renato, PRO-MAC, Mais Cultura, dentre muitos outros.

Confira a programação completa:

19 DE MARÇO
11h: Com+Junto | Cia A Hora da História
Nesta apresentação sobre cooperação, os contos apresentam perguntas que pedem respostas, problemas que precisam de soluções, metas que exigem planejamento. E o público, de maneira divertida e descontraída, é convidado a refletir, opinar e cooperar. Afinal de contas, trabalho em equipe!!!

12h: Bate-papo com o público
Uma conversa com os participantes falando um pouco da profissão do contador de histórias nos dias de hoje, e da trajetória da Cia A Hora da História ao longo dos seus 22 anos de história.

26 DE MARÇO
11h: Cor de-(P)rosa | Cia A Hora da História
Neste repertório, reunimos contos de autoras brasileiras numa apresentação de contação de histórias divertida e interativa, na qual valorizamos os materiais literários produzidos por mulheres. Eles permeiam diversas possibilidades de estilos literários, abordam várias temáticas e conversam com diferentes faixas etárias simultaneamente.

02 DE ABRIL
11h: Contos à Paulista | Cia A Hora da História
Autores e autoras paulistas têm muito o que nos contar! E, nesta apresentação, trazemos narrativas de Ruth Rocha, Ignácio de Loyola Brandão, Ricardo Azevedo e Monteiro Lobato cheias de reviravoltas e surpresas.

09 DE ABRIL
11h: Histórias ao som da rabeca | Adriana Napoli
Ora narrando os contos, ora cantando, ora fazendo ambientações sonoras, a contadora de histórias desenha o espetáculo mesclando música e palavra. O repertório é composto por histórias que, de maneira poética, trazem reflexões sobre a esperança, os sonhos e o amor. São contos que propõem uma pausa para que sonhos sejam cultivados e para que nunca deixemos de acreditar.

16 DE ABRIL
11h: Hoje é dia de História! | Cia A Hora da História
Existe dia de tudo. A gente comemora o dia da Independência do Brasil, o Ano Novo, a existência de nossos pais e até o Dia da Mentira! Mas ninguém fala em Dia das Histórias. Resolvemos, então, decretar o DIA DA HISTÓRIA!

23 DE ABRIL
11h: Encontro com a autora Cláudia Vasconcellos
Neste encontro super especial, Cláudia Vasconcellos contará algumas histórias de sua autoria e criará com a plateia uma narrativa coletiva. Ao final, ela abrirá uma roda de conversa para responder perguntas e ouvir causos.

30 DE ABRIL
11h: Encontro com o autor Marcelo Jucá
Marcelo Jucá, na companhia da baterista Caroline Calê e da cantora Thais Sanches, conta histórias e curiosidades, além de apresentar um pocket show musical inspirado em suas principais obras. Uma tarde com histórias, poesia e músicas!

07 DE MAIO
11h: Fofoca de passarinho | Cia A Hora da História
Vamos conosco numa viagem a um zoológico especial? Lá, os bichos são um pouco diferentes: tem gato que mia em chinês, passarinho que adora uma fofoca e, acreditem, tem até cemitério... só que de bichos. Uma apresentação lítero-musical em homenagem ao grande poeta José Paulo Paes.

14 DE MAIO
11h: E se fosse uma garota? | Ana Luísa Lacombe
Nesta apresentação, são narradas duas histórias do livro "Fadas, Bruxas e Aventureiras", escrito pela própria contadora em parceria com Penélope Martins e ilustrado por Vicente Mendonça.

21 DE MAIO
11h: Língua Literária | Cia A Hora da História
Os livros contam por meio da palavra escrita; nós contamos pela oralidade! Nossa língua é literária! Venha ouvir histórias de diferentes cantos do mundo e para todas as idades.

28 DE MAIO
11h: O ovo ou a galinha | Cia A Hora da História
O que veio primeiro, o ovo ou a galinha? Por que existem ondas no mar? Como o sol e a lua foram parar lá no céu? São tantos porquês que a gente fica até confuso. E curioso! Resolvemos contar o que cada povo inventou para explicar estas dúvidas: são os mitos de criação!

04 DE JUNHO
11h: Histórias de “por quês” | Dinah Feldman
A criança pergunta “por quê”, mas nem sempre o adulto sabe responder. Houve um tempo em que as pessoas criavam sentidos para o que não tinha “saber” … Histórias de “por quês” de um tempo de sempre!

11 DE JUNHO
11h: Histórias pra combater o mau-humor | Cia A Hora da História 
Alguém acordou de mau-humor hoje? Se sim, fique tranquilo, não tem problema! Nessa contação de histórias cheia de surpresas, com situações estranhas, personagens patéticos, desfechos irônicos, e recheada de contos para lá de engraçados, vamos acabar com qualquer mau humor... Afinal de contas, dizem que “rir é o melhor remédio”!

18 DE JUNHO
11h: Dente de leite, língua de trapo | Cia A Hora da História Uma seleção de histórias que falam, de forma lúdica e divertida, sobre a importância da escovação, troca de dentição, doenças periodontais características da infância e agentes causadores do mau hálito.

Ficha Técnica

NO BIXIGA TEM LEITURA
Contadoras de histórias: Camila Cassis e Natália Grisi (Cia A Hora da História), Ana Luísa Lacombe, Dinah Feldman e Adriana Napoli
Autores: Cláudia Vasconcellos e Marcelo Jucá
Mediadora de leitura: Magê Blanques
Produtor: Wilson Mandri
Produtora executiva: Marcia Rocha
Realização e Idealização: Cia A Hora da História
Assessoria de Imprensa: Canal Aberto Comunicação | Márcia Marques
Identidade visual e Mídias sociais: Quatro e Um Comunicação

Serviço

NO BIXIGA TEM LEITURA
Dias: Aos domingos (de 19/03 a 18/06)
Às 11h: contações de histórias ou conversas com autores
Das 12h às 15h: mediação de leitura e disponibilização de acervo para livre leitura
Às 12h do dia 19/03: bate-papo com Cia A Hora da História
Local: Rua Maria José, no trecho que fica entre os números 256 e 503 (entre a Rua Cons. Carrão e a Rua Fortaleza), Bixiga
Evento Gratuito

*Projeto viabilizado através do PROAC 25/2022 – LITERATURA / PRODUÇÃO E REALIZAÇÃO DE PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA





Comentários