"Show de Histórias do Tomílio", de Andréia Maressa, faz apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo

 

Misturando linguagens como teatro de bonecos, contação de histórias e circo, contação será apresentada nos dias 17/09 (Biblioteca Machado de Assis), 30/09 (Biblioteca Érico Veríssimo), 05/10 (Praça Zequinha de Abreu), 10/10 (Biblioteca Mboé) e 06/12 (Biblioteca Monteiro Lobato)

Reunir diferentes linguagens como teatro de bonecoscontação de histórias e circo para narrar a divertida e emocionante aventura de uma palhaça e seu cachorro falante, que estão recebendo convidados inesperados em sua nova casa. Em síntese, esta é a proposta da contação “Show de Histórias do Tomílio”, idealizado pela artista Andréia Maressa, que terá uma série de apresentações entre os meses de setembro e dezembro.

 

Serão 5 apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo, com estreia no dia 17/09, na Biblioteca Machado de Assis. O projeto segue nos dias 30/09 (Biblioteca Érico Veríssimo), 05/10 (Praça Zequinha de Abreu), 10/10 (Biblioteca Mboé) e 06/12 (Biblioteca Monteiro Lobato).

 

A iniciativa, que integra o projeto “E se um cachorro escrevesse um livro...?”, foi contemplada com fomento da Política Nacional Aldir Blanc, de São Bernardo do Campo. Além da circulação da contação de histórias, a iniciativa inclui ainda a publicação e o lançamento de um livro e a gravação de uma entrevista com a autora Andréia Maressa e outras artistas convidadas. Vale ressaltar que as sessões contarão com intérprete de libras.

 

Sinopse: Na história, Marreta M. Marguerite acredita estar recebendo muitos convidados em seu novo imóvel. No entanto, no meio da festa ela, é surpreendida por Tomílio Soares, seu cachorro falante, que ao perceber o equívoco da tutora, conta histórias para distrair o público. “Os dois acabam descobrindo juntos com o público que, para contar uma boa história, é necessário também a aventura da leitura”, destaca Andréia Maressa.

 

O projeto traz ainda um fator autobiográfico da relação da autora Andréia Maressa, que é bióloga e multiartista, com seu cachorro, Atílio B. Negão.


A ludicidade do boneco (criado pela artista Lua Nucci) e o improviso cênico próprio da comicidade permitem o diálogo não apenas com as crianças, mas também com os adultos, por meio de assuntos e temas sensíveis. “Neste projeto, no entanto, focamos na temática do uso dos espaços públicos destinados a leitura e escrita - as bibliotecas -, o incentivo à pesquisa científica e também a publicação de livros”, destaca Andréia Maressa.


SERVIÇO - “SHOW DE HISTÓRIAS DO TOMÍLIO

Dia: 17/09, quarta-feira, às 14h

Local: Biblioteca Machado de Assis

Endereço: Av. Araguaia, 284 - Riacho Grande – São Bernardo do Campo

 

Dia: 30/09, terça-feira, às 15h

Local: Biblioteca Érico Veríssimo

Endereço: Rua Francisco Alves, 460 – Paulicéia – São Bernardo do Campo

 

Dia: 05/10, domingo, às 15h

Local: Praça Zequinha de Abreu

Endereço: Avenida São Paulo - São Bernardo do Campo

 

Dia: 10/10, sexta-feira, às 15h

Local: Biblioteca Mboé

Endereço: Rua Araraquara, 529 - Jordanópolis - São Bernardo do Campo

 

Dia: 06/12, sábado, às 14h

Local: Biblioteca Monteiro Lobato

Endereço: R. Dr. Fláquer, 26 – Centro - São Bernardo do Campo

 

Duração: 45 minutos de cena-intervenção.

Classificação Indicativa: Livre

Grátis





 

Comentários