Última semana da 6ª edição da Palhaçada Geral

Clémence Caillouel, da França, apresenta ‘The Requiem of Sophie Withman’ (sexta, 12/9, 20h30)

Até 14 de setembro, São Paulo recebe a 6ª edição da Palhaçada Geral, no Espaço Parlapatões e na SP Escola de Teatro. O festival oferece 14 dias de programação gratuita e variada para todos os públicos, com espetáculos nacionais e internacionais, entre outras apresentações diversas, além de bate-papo, oficinas e até desfile de moda de palhaços. Os ingressos ficam disponíveis no local, 1 hora antes de cada sessão.


O festival Palhaçada Geral busca dar visibilidade e traçar um panorama da diversidade da arte da palhaçaria feita no Brasil e, nesta edição, amplia este ponto de vista trazendo convidados internacionais. Uma oportunidade para o público assistir espetáculos e participar de atividades com alguns dos melhores palhaços brasileiros e estrangeiros, tanto da tradição do picadeiro quanto contemporâneos, de escolas de circo ou vindos da atividade teatral.


Programação da Palhaçada Geral

A programação artística de espetáculos, cabarés temáticos, entre outros, acontece no Teatro do Espaço Parlapatões e no Palquinho externo, também na Escola SP de Teatro, ao lado, na Praça Franklin Roosevelt.


O festival faz a estreia de “Um Truque Novo pra um Cachorro Velho” (quarta, 10/9, 20h30), espetáculo do Palhaço Klaus, de São José dos Campos (SP).


Da palhaçaria internacional, o festival recebe cinco artistas com carreira expressiva, palhaços performáticos e bastante provocativos. Clémence Caillouel, da França, apresenta ‘The Requiem of Sophie Withman’ (sexta, 12/9, 20h30), descrita por ela como um melodrama furioso, espetáculo inédito no Brasil.


Entre os destaques do Brasil, o Festival faz uma conexão com o Nordeste, trazendo de Salvador, As Fulanas com ‘Clássica’ (sábado, 13/9, 18h), grupo que carrega uma relação histórica com o tradicional Circo Picolino. Muitos outros artistas brasileiros fazem parte da programação desta sexta edição, distribuídos em formatos variados.


Para a criançada, a programação está distribuída principalmente nas tardes dos finais de semana, porém a maior parte do festival tem classificação livre. Entre as atrações para o público infantil, o 'Show dos Mistérios! Uma balada palhacística para as crianças’ (sábado, 13/9, 16h) e ‘Tuingo e Bastião - Uma dupla de baião’ (domingo, 14/9, 16h).


Os espetáculos temáticos, especialmente criados para o festival, trazem assuntos sociais, onde um diretor ou diretora é convidado para dirigir um grupo de artistas, que concebem um espetáculo exclusivo. Entre os temas deste ano, questões sobre as mulheres e infância, antirracista com um núcleo de pessoas pretas, orientação sexual e identidade de gênero com elenco LGBTQIA+.


O ‘São Paulo Fashion Clown’ (sábado, 13/9, 21h) traz um desfile de palhaços convidados, conduzido pelos Parlapatões e com sonorização da banda humorística ‘Bom Dia, Cavalo’. Uma paródia que levanta com muito riso algumas críticas sociais. Entre os convidados está Nando Bolognesi, artista PcD.


As oficinas já estão com inscrições encerradas e vagas esgotadas. Os debates acontecem no palquinho externo do Espaço Parlapatões, com acesso livre.


A curadoria do festival é assinada por Hugo Possolo, Cristiani Zonzini e Camila Turim, a seleção de atrações abriga uma diversidade de expressões em diversos formatos: esquetes, peças, espetáculos, atuações solo, duplas, números tradicionais ou inovações dramatúrgicas, entre outras possibilidades que se renovam a cada edição.


“Fazer uma programação que tenha diversidade significa também abrigar as expressões da palhaçaria em torno de questões identitárias, em especial as visões antirracistas, defesa do feminismo e das pautas LGBTQIA+, adicionando ainda o reconhecimento de trajetórias de artistas que, embora considerados reconhecidos e consagrados, fizeram e seguem fazendo de seu ofício um espaço de provocação crítica”, compartilha Hugo Possolo, diretor geral da Palhaçada Geral e fundador dos Parlapatões, além de coordenador de atuação da SP Escola de Teatro.


A programação gratuita da Palhaçada Geral traz muito mais atrações, 50 no total, que podem ser conferidas na grade detalhada da programação e pelo site dos Parlapatões.


O festival Palhaçada Geral é viabilizado através do edital Fomento CULTSP, da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB 39/2024), com realização do Governo Federal, Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.


SERVIÇO

6ª Palhaçada Geral

Data: 1 a 14 de setembro de 2025

Horário: de segunda a sexta, a partir das 19h, sábado a partir das 16h e domingo a partir das 12h.

Locais: 

Espaço Parlapatões (Teatro e Palquinho externo) - Praça Franklin Roosevelt, 158, Consolação - São Paulo / Capacidade: 96 lugares

SP Escola de Teatro - Praça Franklin Roosevelt, 210, Consolação - São Paulo / Capacidade: 60 lugares

Classificação indicativa: conforme atração/espetáculo

Ingressos: entrada gratuita (retirada 1h antes de cada atração/sessão)

Mais informações nas redes sociais:

@parlapatoes

https://parlapatoes.com.br


De Salvador, As Fulanas apresentam ‘Clássica’ (sábado, 13/9, 18h). Foto: Gabrielle Guido


Comentários