Projeto Fotógrafo Legal - Brasil

 
O Projeto Fotógrafo Legal - Brasil é um movimento nacional, sem fins lucrativos, tendo como proposta a luta pela aprovação da lei PL 2176-11 do Dep. Fernando Torres PSD-BA, que reconhece a profissão do fotógrafo brasileiro, além de pressionar a valorização do mesmo e da fotografia em todo território nacional, buscando sempre a adesão e integração das comunidades fotográficas, da sociedade e do poder legislativo, através de encontros, palestras e audiências com os órgãos competentes.

O Projeto, também tem o propósito de promoção e realização de produções culturais.

História

O Projeto Fotógrafo Legal - Brasil, foi criado em 16 março de 2006, no município de Teresina – Piauí, tendo como idealizador o fotógrafo João Ferreira da Cruz, com o objetivo a integração dos profissionais de fotografia e na luta pelo reconhecimento do fotógrafo brasileiro.

Em 2011, foi criada uma petição pública, através de um sítio eletrônico, podendo assim, conhecer a opinião dos fotógrafos e da sociedade brasileira, sobre esse relevante tema.


Em 2012, deu início às viagens no território nacional, em busca de apoio a entidades ligadas à fotografia como: Sindicatos, Associações, Foto Clubes, etc., além do apoio do poder legislativo brasileiro, com objetivo de reconhecimento dos direitos e garantias do fotógrafo brasileiro.

Representantes do Projeto Fotógrafo Legal – Brasil no território Nacional

Coordenador Nacional e fundador do Projeto - João Cruz
Assessora de Comunicação - Adriana Oliveiras - SP
Amazonas - Marinho Ramos
Bahia - Jailton Soares
Brasília DF - Izael Pereira
Espírito Santo - Isaac Rodrigues
Goiás - Fábio César
Maranhão - Luis Carlos de Oliveira Parente
Mato Grosso - Elias Rocha
Mato Grosso do Sul - Sidney Araújo
Minas Gerais – Adalberto Souza
Paraíba - Samuel Herbert
Paraná - Anna Carla Burtinguer
Pernambuco - Cledjanio Fabricio
Piauí - Carlos Alberto Rodrigues
Rio de janeiro - Henrique Esteves
Rio Grande do Norte - Alex Gurgel
Rio Grande do Sul - Alfredo Pinheiro e Valdir da Silva
Santa Catarina - Rodrigo Parucker
São Paulo - Jackson Marques
Sergipe - José Ferreira
Tocantins - Elimar Paparazzo e Manoel Barros

A arte de fotografar, já existe no Brasil há 180 anos, porém sem reconhecimento das leis constituintes do país.

Em quase todos os países do mundo a profissão de fotógrafo é reconhecida e regulamentada, com cursos em níveis superiores e técnicos.

É importante salientar que no Brasil, atualmente, já existem várias faculdades em diversos estados brasileiros ministrando o curso superior e técnicos em fotografia que são reconhecidos pelo MEC.

A arte de retratar imagens é uma prática antiga e com ela podemos registrar a história do mundo, da sociedade, da família etc. Logo, trazer esses indivíduos ao mundo formal é dar justiça à classe, além da justa aplicação da lei 9.610/98, que trata dos direitos autorais.

Segundo o autor da PL 2176-11, Fernando Torres –PSD- BA, a proposta se justifica por se tratar de uma profissão exercida há muitos anos, e que em quase todos os países é reconhecida e regulamentada, com cursos em níveis superiores e técnicos. O projeto tem como finalidade garantir os direitos de todos os fotógrafos brasileiros.

O fato de qualquer pessoa ser capaz de fazer uma foto razoável não quer dizer, em absoluto, que essa pessoa possa atender aos requisitos do mercado profissional.

Quem nunca gostou de uma boa fotografia?
Quem nunca se indignou ou amou uma foto jornalística?
Quem nunca foi fotografado por um fotógrafo profissional?

Quem não lembra desses mestres da fotografia brasileira: Sebastião Salgado, Evandro Teixeira, Nair Benedicto, entre outros importantes nomes da nossa história da fotografia brasileira, que contribuíram ou ainda contribuem para o progresso da fotografia no Brasil?

Segundo o Blog Edmundo Consultor, o Brasil é formado por mais de 50.000 fotógrafos profissionais, totalizando em torno de um fotógrafo para cada 3.800 pessoas.

As áreas da fotografia

O Profissional Graduado em Fotografia pode atuar em áreas como:

- Arquitetura
- Crítica em Fotografia
- Culinária
- Decoração
- Fotografia Científica
- Fotografia Corporativa
- Fotografia Documental e Editorial
- Fotojornalismo
-- Moda
- Processos Gráficos
- Propaganda
- Retrato, entre outras...

Curiosidades sobre a fotografia

Considerado o maior colecionador de fotografias do século XIX, Dom Pedro II não teve tempo de levar sua preciosa coleção para o exílio. Meses mais tarde, doou seu acervo de mais de 25 mil imagens à Biblioteca Nacional, com uma condição: que o conjunto levasse o nome da Imperatriz Teresa Cristina.

O dia da Fotografia é celebrado em 19 de agosto, quando o francês Louis Daguerre apresentou seu invento na Academia de Ciências da França, em 1839 e no mesmo ano, o Estado francês declara o daguerreótipo como um bem de domínio público.

Arte e cultura

O Projeto Fotógrafo Legal - Brasil, tem ainda o propósito de promoção e realização de produções culturais.

Contatos



 

Comentários